Inauguração do primeiro Parque dos Aromas no Brasil

Será inaugurado o primeiro Parque dos Aromas do Brasil em região metropolitana de Curitiba. Serão oferecidas diversas atividades para vários tipos de público como a atividade escolar socioambiental, visitas guiadas e oficinas como aromaterapia, horticultura, artesanato, perfumaria natural, produção de orgânicos entre outras atividades relacionadas aos benefícios das plantas à saúde e ao meio ambiente.

No dia 31 de outubro de 2019 em São José dos Pinhais, próximo ao aeroporto acontecerá a cerimônia de abertura do primeiro Parque dos Aromas. A Rede Parque dos Aromas nasceu na Catalunha (Espanha) com o propósito de revitalizar áreas rurais desgastadas pelo uso intensivo do solo.

A Sra. Pilar Comes é a fundadora da Rede Parques na Espanha e atua com a iniciativa desde o ano de 2007 e a rede já possui 22 parques na região da Catalunha. A empresa Encontro da Amazônia é a coordenadora da implantação dos primeiros parques no Brasil.  

As bases das atividades do parque são o cultivo de uma diversidade de espécies de plantas, a elaboração de produtos naturais, as experiências envolvendo o público com temas socioambientais e a comercialização de produtos na agroloja.

Curitiba é conhecida internacionalmente como modelo de ações socioambientais, mobilidade, urbanização, além de ser a primeira cidade do Brasil a criar o mercado de orgânicos que foram fatores relevantes para a implantação dos primeiros parques.

O primeiro Parque dos Aromas no Brasil é o Viveiros Trópica, com localização privilegiada próximo ao Aeroporto (CWB) Afonso Pena, a área 60mil m2 abriga um bosque exuberante com árvores plantadas há 70 anos, em destaque estão os Bosques de Araucárias e Castanheiras Portuguesas.

Bosque das Castanheiras – Parque dos Aromas Viveiros Trópica – evento chá Educadores 2019

A agenda de atividades realizadas no parque está disponibilizada no site parquedosaromas.com e possuem ingressos desde 20 reais à 80 reais dependendo da oficina ou atividade que se deseja realizar.

A política de Responsabilidade Socioambiental é um programa que amplia a adesão de vários parceiros na Rede de Parque dos Aromas, empresas e pessoas participam patrocinando a vinda dos alunos da rede pública nas atividades escolares socioambiental, os alunos recebem formação a respeito de cultivo, identificação de espécies e realizam oficinas de arte com plantas e realizam experiências sensoriais com aromaterapia ou degustam chás. O foco das atividades escolares socioambientais é a preparação para preservação, utilização dos recursos naturais de forma responsável e o respeito ao meio ambiente.

O primeiro apoiador do programa de Responsabilidade Socioambiental é a Cosmed que está patrocinando a participação de 500 alunos da escola pública da cidade de São José dos Pinhais nas atividades escolares socioambientais do Parque dos Aromas.

No dia 31 de outubro durante o período da manhã serão atendidos 100 alunos apoiados pela Cosmed e os representantes da empresa estarão acompanhando todo o evento escolar.

O Parque dos Aromas apresenta uma forma completa de sustentabilidade pois atua desde o plantio até a educação criando um ciclo de ações que se apoiam entre si para geração de desenvolvimento socioambiental.

As pessoas responsáveis pela implantação e gestão da Rede Parque dos Aromas no Brasil são Edicleia Monteiro (pedagoga) e Bethânia Herrmann (agrônoma).

A gestão da Rede de Parques consiste em analisar propriedades que desejem entrar na rede de parques, coordenar as melhorias e adaptações das áreas para o padrão de atendimento da rede, divulgar a agenda de atividades, formar os educadores e profissionais que aplicam as oficinas, criar a rede de parceiros, padronizar a forma de venda e certificação dos produtos.

A inauguração do Parque dos Aromas Viveiros Trópica está programada para o dia 31 de outubro às 16h. A participação da cerimônia deve ser confirmada antecipadamente até 21 de outubro.

Contatos são:

e-mail: bethania@parquedosaromas.com

Telefone: (41) 3014-0030| WhatsApp: (41) 99257-1024

Escritório Comercial: Rua Nilo Peçanha, 1907 – Curitiba – Paraná